No cenário digital que sempre está em constante mudança, a necessidade de medir o sucesso do seu site, blog ou negócio online de forma eficiente é imprescindível, e isso pode significar um passo a frente da concorrência. Se você está lendo este artigo, deve estar neste momento com as mesmas dúvidas que eu já tive no passado. Hoje eu não conheço nenhuma empresa que não tenha um site, se não possui, está pensando em comprar ou desenvolver um.
No marketing digital, métricas e dados analíticos são completamente mensuráveis, muitos destes dados estão disponíveis em tempo real também, mas eu confesso que o Painel do Google Analytics pode ser um pouco confuso se você ainda não sabe usar. A partir destas 3 métricas do Google Analytics que vou descrever, é possível mensurar exatamente se o seu site, blog ou negócio online estão dando resultados satisfatórios. Com estes dados em mãos, você poderá aprimorar seu blog, site ou negócio online verificando o que deu e o que não deu certo, e qual o conteúdo está fazendo mais sucesso entre os visitantes do seu site.
Existem várias métricas além destas 3, porém vou focar apenas em 3 métricas do Google Analytics que são: visualizações de páginas, usuários e taxa de rejeição.
1 – MÉTRICA – VISUALIZAÇÕES DE PÁGINAS:
As visualizações de páginas de um blog são diferentes de visitas em um site, eu explico: um único vistante pode gerar mais de uma visualização de página, isso dependerá de quantas vezes um usuário acessou determinada página do site. Mesmo assim, mensurar as visualizações de páginas é muito importante para identificar quais são as páginas mais acessadas do seu blog, site ou loja virtual.
Isso nos informa quais conteúdos nós devemos focar, e o que podemos fazer para melhorar aqueles conteúdos ou páginas cujas visualizações de páginas geram um baixo número de acessos.
2 – MÉTRICA – USUÁRIOS:
Entenda que um usuário é um visitante que já acessou seu site e teve um cookie instalado em seu computador ou dispositivo. Isto contabilizará o usuário como o mesmo visitante, só que em diferentes ocasiões. A partir daí, podemos saber quantos visitantes um site teve sem contar o mesmo usuário mais de uma vez. A métrica usuários é utilizada para acompanhar o número de visitantes no blog, site ou loja virtual, detectar anomalias diversas nos acessos, e mais importante ainda: qual o motivo destas anomalias diversas.
3 – MÉTRICA – TAXA DE REJEIÇÃO:
Vamos prestar bastante atenção aqui! A métrica taxa de rejeição é um termo que amedronta muitas pessoas que não conhecem muito bem o Painel do Google Analytics, e dúvidas do tipo: Meu site está sendo rejeitado? Surgem.
Então o que o Google Analytics faz? Quando o usuário acessa uma única página do seu site, loja virtual ou blog e sai dele, é contabilizada uma rejeição. Em outras palavras: a métrica taxa de rejeição se refere as vezes em que alguém acessa uma página em seu site, e logo após clica no botão voltar ou fechar. Sites de notícias muitas vezes tem altas taxas de rejeição por motivos óbvios até. Entenda que uma taxa de rejeição alta não é ruim, mas também pode não ser boa para seu site. Isso depende de alguns fatores.
Se o sucesso do seu site depende da visualização de várias páginas, uma taxa de rejeição alta é um mau sinal. Por outro lado, uma taxa de rejeição alta é perfeitamente normal se você tiver um site de notícias (conteúdo), um blog, ou landing pages onde visualizações de página única sejam esperadas. Eu aconselho você a utilizar estas 3 métricas mensalmente no Google Analytics. Desta forma você conseguirá identificar quais páginas estão gerando mais tráfego, quais páginas estão tendo taxas de rejeição baixas ou altas, e otimizar seu site que é um trabalho para sempre.
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